sábado, 15 de agosto de 2009

UMA NOVA TENDÊNCIA: MARKETING DIGITAL

Não há dúvidas de que o mundo está se transformando, o que antigamente demorava décadas para acontecer, hoje demora segundos e é uma situação sem volta. A natureza muda, nossos costumes mudam em frações de tempo jamais imagináveis. Tudo que é novo hoje se torna arcaico amanhã, resultado das conseqüências geradas pelo avanço desenfreado da tecnologia.
Diante disso podemos notar que uma nova era se impõe diante de nossas vidas, a era digital, onde as máquinas passam a ocupar um espaço significante dentro da sociedade e por isso é oportuno compreendermos esta tendência.
A tecnologia nos trouxe ferramentas que se tornaram indispensáveis em nossas rotinas, como os computadores e posteriormente a internet, já que a utilizamos para trabalhar, nos informar e até mesmo para manter contato com amigos. É incrível como este instrumento tem se tornado uma necessidade básica para o ser humano e para as empresas, visto que se transformou em um dos maiores e mais importante meio de comunicação.

Chegamos ao ponto certo, podemos perceber aqui que a dimensão de usuário da internet é enorme, além de atingir todos os sexos, idades, classes sociais, tribos, dentre outras variáveis de segmentação. E agora pergunto: O marketing digital é uma boa opção para as empresas?

Antes de tudo vamos entender o que é o marketing digital, que pode ser definido como ações de comunicação através de meios digitais como a internet que possui o objetivo de divulgar o produto e posicionar a marca, buscando conquistar novos clientes e aumentar a sua rede de relacionamento.

No entanto, aliar as técnicas tradicionais de marketing às novas tecnologias da informação é um passo arrojado para as empresas que desejam aumentar a sua lucratividade. Para melhor compreensão vamos comparar dois meios de divulgação o outdoor e a internet, o primeiro será exposto em alguns pontos de uma determinada região, com isso atingirá apenas as pessoas que passam naquele local, já a internet rompe as barreiras geográficas e pode alcançar pessoas interessadas por determinado segmento no mundo todo.

Atualmente a internet disponibiliza vários meios para a divulgação de produtos e serviços como:

Google: página de busca que se tornou poderosa quanto à publicidade, já que milhares de usuários utilizam o seu endereço a todo minuto. Serve como estratégia para posicionar o site da sua empresa, podendo ser realizado em duas formas, através do AdWords (links patrocinados) e SEO (otimização de sites). Os links patrocinados são relacionados aos anúncios pagos para o Google e a otimização de sites são técnicas para organizar o conteúdo e estrutura do mesmo de modo que a página seja encontrada pelo seu público-alvo quando faz a busca.

Twitter: uma rede social que tem sido utilizada por grandes empresas para divulgar a sua marca. Ótima ferramenta para o fortalecimento da marca no ambiente digital, já que pode levar aos seus seguidores as constantes atualizações e informações sobre produtos, serviços e promoções.

Orkut e Facebook: rede social de relacionamento que liga pessoas em torno de você ou de sua empresa, permitindo publicar fotos, notícias e vídeos. Um instrumento gratuito que proporciona um aumento significativo nas relações pessoais, profissionais ou até mesmo comerciais.

Blog: página pessoal ou corporativa, que pode ser utilizada para postar artigos sobre assuntos relacionados ao seu interesse e ainda permite linkar o seu site podendo assim elevar o tráfego de visitantes em sua página na internet.

Assim, podemos notar que o custo das ações do marketing digital é muito inferior se for comparado com as ações do tradicional, já que a internet disponibiliza alguns meios sem custo, não há gasto com impressão e, além disso, são práticas ecologicamente correta.

Com o intuito de lançar uma loja online no Brasil, recentemente a Apple colocou um site para teste, onde diversos brasileiros tiveram acesso e realizaram pedidos sem saber que a loja ainda não existia. Diante disso a empresa acabou obtendo uma pesquisa mercadológica com um custo totalmente reduzido, o que comprova que para as realizações de ações do marketing digital basta criatividade e pouco recurso financeiro.
(Fonte:
http://epocanegocios.globo.com/Revista/Common/0,,EMI87903-16355,00-APPLE+TESTA+LOJA+ONLINE+NO+BRASIL.html)

Em resposta a pergunta do texto, posso afirmar que o marketing digital é um excelente meio para as empresas que desejam aumentar a sua demanda e conseqüentemente a sua lucratividade.

Patrícia Garcia
TWITTER:
http://twitter.com/garciapaty
http://twitter.com/Smartpage