sábado, 3 de outubro de 2009

Rio X Olimpíadas X Turismo

Ontem ao escutar Rio de Janeiro no pronunciamento de quem sediaria as Olimpíadas de 2016 meus olhos se encheram de lágrimas e a emoção tomou conta do meu coração.
Como brasileira senti-me orgulhosa do meu país e como turismóloga senti realizada por compreender a importância do Brasil sediar em uma de suas cidades um evento deste porte.
Saí rumo ao computador, claro que como uma twitteira viciada, fui direto para a página do twitter com a intenção de ler os comentários referentes ao assunto que naquele momento dominava o mundo. No entanto me espantei com a insatisfação de muitos seguidores, inclusive a maioria carioca.
Refleti por alguns segundos e não consegui compreender, já que o turismo nos últimos tempos assumiu uma posição de destaque na economia global e tem sido responsável por uma parcela significativa do PIB de vários países.
Retornei ao twitter e comecei então a observar o conteúdo das mensagens e aí sim passei a entender a preocupação de muitos em relação à realização das Olimpíadas, onde alegavam que além de ser um gasto grandioso que poderia ser investido em questões sociais, também iria abrir possibilidades para elevar a corrupção.
Neste momento, a preocupação tomou conta de mim, já que percebi aí que esta cena é reflexo de um desenvolvimento turístico insustentável, irresponsável e descontrolado e sei que isto já era de se esperar.
É certo que o turismo brasileiro só funcionará quando o poder público, a comunidade local e os empresários do setor tomar consciência que precisam se unir em ações sinérgicas e sustentáveis e passarem a compreender que os benefícios devem ser gerados a todos e não ficar concentrado na mão de uma minoria como anda acontecendo em várias localidades.
Fazer turismo não significa desrespeitar o meio para agradar a demanda. Fazer turismo é satisfazer a demanda através de ações responsáveis que não prejudica nada e ninguém. Fazer turismo significa promover qualidade de vida à população local que são importantes protagonistas neste grandioso espetáculo de belezas, sonhos e fantasias.
Portanto o Brasil necessita de políticas públicas direcionadas para um desenvolvimento turístico sustentável, onde os princípios beneficiam todos e tudo. Não há dúvidas que é um setor em franca expansão em todo o mundo, mas infelizmente depende do poder público para o seu desenvolvimento e por isso é importante que os brasileiros escolham bem os seus governantes e parem de se esquecer das corrupções e malandragens em épocas de eleição para não chorar mais tarde como anda acontecendo.