segunda-feira, 27 de julho de 2009

INTERNET NAS ORGANIZAÇÕES: BENEFÍCIOS OU MALEFÍCIOS NA PRODUTIVIDADE?

Antes de tudo, é importante colocar a definição de internet que pode ser entendida de uma forma geral como uma rede que interliga diversos computadores permitindo a comunicação e a troca de informação com facilidade e rapidez.
Ao olharmos para o contexto evolutivo dos meios de comunicação podemos observar que o avanço tecnológico vem proporcionando meios que nos permite menor disponibilidade de tempo para realizar contatos, fechar negócios, dentre outros fatores. Antigamente as empresas utilizavam cartas para contatar algum fornecedor, por exemplo, o que trazia uma demora inquestionável para obter o retorno. Nos dias de hoje esta nova ferramenta nos permite fazer contato com diversas localidades do mundo em um curto espaço de tempo e ainda nos oferece variedades de informações de todos os assuntos imagináveis.
Esta interatividade que a internet proporciona gera uma redução nos esforços para determinadas tarefas e com isso maximiza o tempo para maior produtividade. Mas será que na prática funciona desta maneira?
Infelizmente em muitas organizações a internet tem sido um fator que gera baixa produtividade, visto que os colaboradores passam boa parte do período de trabalho utilizando para o uso pessoal, enquanto as tarefas vão sendo deixadas de lado. E o que fazer diante desta situação?
A maior parte das empresas que enfrentam esta situação toma medidas drásticas bloqueando a ferramenta, mas certamente esta não é a melhor medida. Que a internet é um excelente meio de comunicação não há dúvidas e diante disso não deve ser excluída como instrumento de trabalho, é preciso educar os colaboradores para que passem a compreender que não pode ser utilizado para fins pessoais, da mesma forma em que o funcionário não tem permissão, por exemplo, em passar no posto de gasolina onde a empresa tem créditos e encher o tanque do seu carro.
Mário Persona em resposta sobre como a internet pode afetar o desempenho no trabalho, dada a uma entrevista a Revista Bens & Serviços da FECOMERCIO-RS, afirma que isso é uma questão cultural, e a empresa precisa educar seus colaboradores no uso das ferramentas. Algumas, quando descobrem que seus colaboradores estão usando de forma errada a Internet se livram das ferramentas, quando o certo seria se livrar das pessoas que não sabem utilizar as ferramentas. Se uma fábrica percebe que um colaborador está gastando tempo e energia usando uma máquina de furar elétrica, seria sensato adotar apenas furadeiras manuais?
Contudo, nota-se que é importante que as organizações criem a sua cultura buscando pessoas que se encaixe nela, e se caso não se enquadrar o melhor é desfazer do colaborador e não das ferramentas.
Analisando a Google pode-se verificar que é uma empresa que dispõe de uma área de entretenimento para os seus funcionários com salas de jogos, academias, massagens, dentre outros. Certamente esta organização funciona de forma harmoniosa porque contratam pessoas com um perfil que se adapte dentro da sua cultura e entendem que aquele espaço não é para ser utilizado o tempo todo e sim nos momentos em que as tarefas passam a não ser desenvolvida com tanto êxito devido ao cansaço mental.
Fica claro que a internet é um meio de comunicação eficiente e ágil, portanto deve sim ser utilizado pelas organizações, porém é necessário que eduquem os seus colaboradores de forma que adquiram a sensatez de que não é um instrumento para o uso pessoal, mas sim para adquirir conhecimentos e facilitar o seu próprio trabalho.

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