sexta-feira, 16 de abril de 2010

Qualifica Goiás: um projeto que merece aplausos


Olá queridos amigos e leitores,


Tudo bem? Espero que sim!


Bem, hoje venho aqui falar sobre um projeto incrível, mas antes de entrar no assunto principal, vou expor um pouquinho do turismo brasileiro.

Como já falei em vários textos o Brasil é dono de belezas naturais únicas, formado por um povo hospitaleiro e por uma diversidade cultural incrível, além de possuir um clima para lá de agradável.

No entanto, a falta de estrutura humana nos empreendimentos turísticos é evidente e assustadora, falta mão de obra qualificada e isso gera experiências desagradáveis aos turistas através do mau atendimento que interfere na satisfação final.

Estamos prestes a sediar os dois maiores eventos esportivos do mundo, seremos assunto do mundo inteiro, receberemos visitantes do mundo inteiro e por isso os destinos precisam buscar urgentemente a educação e a qualificação dos profissionais e comunidade local, só assim poderemos nos tornar um dos maiores destinos turístico do mundo, já que temos potencial suficiente para isso.

Iniciando o assunto principal venho aqui contar para vocês sobre o projeto Qualifica Goiás, uma iniciativa da Goiás Turismo (Agência Estadual de Turismo) em parceria com Ministério do Turismo, SEBRAE, SENAC, Fundação Pró Cerrado e os municípios turísticos, que tem como objetivo sensibilizar o setor quanto à importância da qualificação profissional e promover a qualificação de profissionais que atuam nos serviços e equipamentos turísticos do estado de Goiás.

É certo que Goiânia não conseguiu se eleger como sede da Copa do Mundo, mas diante deste projeto podemos perceber que este fato não abateu a vontade que o estado tem em desenvolver um turismo de qualidade. O Qualifica Goiás promoverá no primeiro momento a capacitação de mais de 5 mil pessoas através de nove cursos que abordarão diferentes assuntos.

Na verdade este projeto já teve inicio no mês de março deste ano e posso afirmar que já vejo resultados positivos. É isso aí gente, sou uma das professoras que integram essa equipe em busca da qualificação dos profissionais de todo o estado e diante disso posso sim afirmar que o projeto é um grande passo para o desenvolvimento da atividade em Goiás.

Durante quinze dias estive na cidade de Rio Verde ministrando o curso de Qualificação de Equipamentos Públicos e Privados com foco na melhoria dos serviços ao turista e fiquei extremamente feliz com o resultado, teve proprietários de hotéis que me falaram que jamais imaginou a importância do atendimento dentro de sua empresa e não os culpo, pois o turismo é uma ciência nova e precisa ser transmitida para muitos profissionais e empresários do ramo. Afinal, como saber algo que você não conhece?

Portanto, esta iniciativa merece aplausos, quero parabenizar em especial o presidente da Goiás Turismo Barbosa Neto e toda equipe da Fundação Pró Cerrado que tem lutado a cada dia para colocar esse projeto em prática.

É isso aí educação é a melhor forma de conquistarmos um futuro pleno e feliz!

Antes de finalizar quero deixar aqui o meu agradecimento a todos da secretaria de turismo de Rio Verde, aos meus alunos e a toda comunidade que me receberam de uma forma tão carinhosa e hospitaleira.

Fazer parte de um projeto deste porte é uma honra,
Poder contribuir para a educação turística do estado é um prazer,
Plantar uma semente que irá desabrochar daqui alguns anos é uma alegria,
Fazer parte dessa estória é a minha maior realização.



Agora que tal comentar e colocar o seu ponto de vista?

Um grande beijo e até a próxima!

7 comentários:

  1. Oi Paty! Muito bacana a matéria e mais ainda o seu trabalho, levar soluções e conhecimento é uma enorme contribuição. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Paty.

    Obrigada por visitar e seguir meu blog. Tambem adorei os seus. Vou seguir sempre. Adoro vc amiga.
    Bjusss em teu coração.
    SIL

    ResponderExcluir
  3. Sempre uma boa matéria. Parabéns! Mas você anda sumida, heim? Grande abraço!
    http://robertocarloscosta.wordpress.com

    ResponderExcluir
  4. Eu adorei seu blog Patricia, parabéns.
    Como é bom ter essas iniciativas, o Brasil precisou acordar (com a Copa do Mundo e Olimpiadas), para ver a real importância de capacitar. Hoje vê vários projetos.
    Espero que com essa visibilidade do turismo que é um dos setores que mais cresce no mundo, a politica brasileira possa nos trazer a regulamentação da atividade não é mesmo?

    ResponderExcluir
  5. Olá Patrícia, vim retribuir sua visita e, também estou te seguindo. Parabéns pela iniciativa.
    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  6. Como sempre, informação de primeira. Não pare, amiga e um forte abraço!

    ResponderExcluir
  7. COMO PARTICIPAR NAS EDIÇÕES DO EPISÓDIO CULTURAL?
    O Fanzine Episódio Cultural é uma jornal bimestral sem fins lucrativos, distribuído na região sul de Minas Gerais, São Paulo (capital), Belo Horizonte, Salvador-BA e Rio de Janeiro. Para participar basta enviar um poema, um conto; ou matérias sobre esporte, moda, sociedade, curiosidades, artesanato, artes plásticas, turismo, biografias, sinopses, curiosidades, folclore, saúde, artes cênicas e dramáticas, música, fotografia, etc (em Times Roman 12).
    Favor anexar uma fotografia sua, ou alguma imagem relacionada ao conteúdo. Caso o artigo não seja seu, favor informar a fonte.

    PARA ENTRAR COM CARLOS (Editor)
    Facebook: http://www.facebook.com/profile.php?id=1464676950&ref=profile
    machadocultural@gmail.com

    ResponderExcluir