sábado, 3 de outubro de 2009

Rio X Olimpíadas X Turismo

Ontem ao escutar Rio de Janeiro no pronunciamento de quem sediaria as Olimpíadas de 2016 meus olhos se encheram de lágrimas e a emoção tomou conta do meu coração.
Como brasileira senti-me orgulhosa do meu país e como turismóloga senti realizada por compreender a importância do Brasil sediar em uma de suas cidades um evento deste porte.
Saí rumo ao computador, claro que como uma twitteira viciada, fui direto para a página do twitter com a intenção de ler os comentários referentes ao assunto que naquele momento dominava o mundo. No entanto me espantei com a insatisfação de muitos seguidores, inclusive a maioria carioca.
Refleti por alguns segundos e não consegui compreender, já que o turismo nos últimos tempos assumiu uma posição de destaque na economia global e tem sido responsável por uma parcela significativa do PIB de vários países.
Retornei ao twitter e comecei então a observar o conteúdo das mensagens e aí sim passei a entender a preocupação de muitos em relação à realização das Olimpíadas, onde alegavam que além de ser um gasto grandioso que poderia ser investido em questões sociais, também iria abrir possibilidades para elevar a corrupção.
Neste momento, a preocupação tomou conta de mim, já que percebi aí que esta cena é reflexo de um desenvolvimento turístico insustentável, irresponsável e descontrolado e sei que isto já era de se esperar.
É certo que o turismo brasileiro só funcionará quando o poder público, a comunidade local e os empresários do setor tomar consciência que precisam se unir em ações sinérgicas e sustentáveis e passarem a compreender que os benefícios devem ser gerados a todos e não ficar concentrado na mão de uma minoria como anda acontecendo em várias localidades.
Fazer turismo não significa desrespeitar o meio para agradar a demanda. Fazer turismo é satisfazer a demanda através de ações responsáveis que não prejudica nada e ninguém. Fazer turismo significa promover qualidade de vida à população local que são importantes protagonistas neste grandioso espetáculo de belezas, sonhos e fantasias.
Portanto o Brasil necessita de políticas públicas direcionadas para um desenvolvimento turístico sustentável, onde os princípios beneficiam todos e tudo. Não há dúvidas que é um setor em franca expansão em todo o mundo, mas infelizmente depende do poder público para o seu desenvolvimento e por isso é importante que os brasileiros escolham bem os seus governantes e parem de se esquecer das corrupções e malandragens em épocas de eleição para não chorar mais tarde como anda acontecendo.

10 comentários:

  1. Sabe Paty, lindo teu texto. Concordo absolutamente em tudo que vc disse também estou muito feliz por essa conquista.
    Me infelicita ver alguns brasileiros, cegos ainda por um modo, diria, no mínimo antiquado (pra não usar outros adjetivos) de ver e fazer política. Parece que são filhos de uma geração que desconhecem, nem que seja histericamente, os frutos negativos, de décadas e décadas de uma política oligarquica que existiu em nosso país.
    Mas é isso, estou feliz, muito feliz!
    Somos um país, como nunca antes em nossa história, respeitados no mundo inteiro. Em crescimento. Sim, com corruptos, mas que estão aí ha pelo menos 500 anos e só agora estão sendo mostrados e responsabilizados. Somos um país que tem muito a ser feito. Mas somos melhor, muito melhor do país que eramos ha 10 anos atrás.
    Parabéns pelo texto.

    ResponderExcluir
  2. Paty
    Belo texto, nosso país sempre foi fonte de corrupção, isso não é novidade. Portanto, torcer contra algo que pode nós trazer benefícios, é difícil de se compreender. Mas, somos livres para nós expressarmos. Acredito que saber votar é o melhor caminho para mudarmos nosso país.

    ResponderExcluir
  3. Paty!
    Comentando aqui pela primeira vez em seu belo blog =)
    Vim num belo momento...
    Hoje estava conversando com uma pessoa sobre as Olimpíadas aqui no estado do Rio o quanto isso vai nos beneficiar.
    Na realidade vai beneficiar o Brasil inteiro, desde a cidade do Rio de Janeiro e muito a nossa economia.
    Nas Olimpíadas de Sidney, em 2000, houve um aumento do PIB muito grande.
    Nosso comentário foi em relação de que lá é tudo mais organizado do que no Brasil. Então o Brasil investindo em diversos campos (hotelaria, restaurantes e afins) vai trazer um grande retorno para todos nós.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  4. Vejo as Olimpíadas como uma oportunidade desse país continental chamado Brasil dizer ao mundo a que veio! Obrigado pelo apoio na campanha #notiquet e parabéns pelo blog! Vou seguir!

    ResponderExcluir
  5. É o Rio de Janeiro, como poderia ser alguma outra metrópole brasileira - o efeito é o mesmo. Será bom para todos os brasileiros, mesmo aqueles sempre do contra, em tudo e o tempo todo. Estaremos muito bem representados e tomara que mostremos uma Olimpíada à brasileira, com nossa cara - que é muito mais bela que a estrangeira, tal como fizemos no PAM. Problemas - quem não os tem? Entretanto, não façamos vista grossa a certos estertores da nossa sociedade. Infelizmente, temos uma classe política imerecedora de crédito e confiança - daí a quase histeria de alguns...
    Belas palavras, Paty.

    ResponderExcluir
  6. Se tudo for feito da forma correta o Rio de janeiro terá um desenvolvimento e um crescimento muito grande, principalmente na área de transportes..mais os gastos com as olimpiadas me preocupam pq aqui no Brasil não se costuma respeitar os orçamentos, então o preço no final pode ser caro demais para o Brasil...
    Texto muito bom, acho que expressou bem o que o povo em geral está sentindo o que de bom e de ruim pode vir a acontecer antes e depois das olimpiadas!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Este assunto foi tema de uma loga discussão com meu pai. Eu com um bom turismologo, defendia o Brasil como sede destes dois grandiosos eventos, visando o investimento estrangeiro, a geração de empregos, bem como a de impostos e a divisão de renda que estes tipos de eventos causam e o que o turismo propcia. Porém meu pai lenvantou questões ligadas a segurança publica insuficiente, a saúde precária e educação pior ainda, ele alegava que se podiamos sediar uma copa e uma olimpíadas seriamos capaz de qualquer coisa: acabar com todos estes problemas por exemplo ou acabar com a fome e ajudar as pessoas vítmas dos constates desatres naturais que ficam desamparadas. Quando os traficantes derrubaram o Helicóptero da PM no RIO das Olimpíadas ele me olhou e disse: " Eu falei não há condição mínima para sediarmos nada!" Naquele momento nada me veio a cabeça, nenhum argumento sequer e percebi qeue ele tinha um pouco de razão, pelo menos naquele momento, porém ainda temos tempo, acredito. Mas, por equanto meu pai está na vantagem...

    ResponderExcluir
  8. òtimo texto! Conciso, didático, fácil de ler e entender, Você vai longe!!!!!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  9. Viva o Rio, viva o Brasil.
    Estamos abrindo fronteiras, dentro e fora do nosso país. Não é fácil lutar contra o preconceito de que o Brasil não presta e que nascemos para o fracasso, para um papel secundário.
    Somos protagonistas sim, lutadores, persistentes, insistentes, idealistas, sonhadores e realizadores também!

    ResponderExcluir
  10. Oi Patricia,isso que foi escrito de forma brilhante, me causa tristeza por alguns minutos, em relação ao pensamento mesquinho de algumas pessoas. Vejamos, atentai bem, como ficar preocupados com a Olimpiada por conta da corrupção ? então vamos parar de fazer tudo, pois podem desviar ? Ou nao vamos fazer nada enquanto existir problemas sociais ? isso é pequines política !! Mas vc mais uma vez , arrasou, parabens !!

    ResponderExcluir