terça-feira, 3 de maio de 2011

Leitura & Adolescentes



Olá galera,
Provavelmente alguns leitores são adolescentes, outros têm filhos adolescentes ou um irmão, um primo, um sobrinho, enfim impossível ninguém ter contato com um adolescente em sua rotina.
Então hoje vou falar um pouquinho sobre a importância da leitura nesta fase da vida, afinal ler é importante em qualquer idade, já que possibilita o enriquecimento do vocabulário, o exercício da imaginação, além de proporcionar muita cultura.
Quando somos crianças tudo parece mais fácil, já que fascinamos por heróis e mergulhamos na fantasia de um mundo imaginário. Mas crescemos e entramos na fase da adolescência, período em que achamos que somos os donos da razão e acreditamos saber tudo da vida. Além disso, é um período que entramos em contato constante com as diferentes tecnologias como a TV, internet e outros meios de comunicação que acabam nos afastando dos livros.
E aí alguém me diz: Caraca, mas eu leio na internet, isso não é leitura?
E eu respondo: Claro que sim, mas todos nós sabemos que na internet tem conteúdos ricos e conteúdos sem nenhum valor.
Agora eu pergunto: Como a leitura poderá enriquecer o seu vocabulário se a maioria dos lugares que você acessa fala internetês?
Outro ponto crucial deste afastamento dos livros é que quando cobrado uma tarefa ou avaliação escolar acaba se tornando uma tortura para o adolescente.
O que fazer então?
O primeiro passo é buscar livros com temas que mobiliza os interesses do indivíduo, há boas literaturas disponíveis de todos os assuntos, seja terror, suspense, ficção, música, entre outros, que podem despertar o desejo da leitura.
Depois passe a visitar livrarias e bibliotecas, procurando livros com temas de seu interesse e de acordo com a sua idade.
Aos pais um alerta: “Não torne a leitura do seu filho uma obrigação, respeite o tempo para que ele possa descobrir os valores de ler um bom livro.”

Aos adolescentes uma dica: “Conheça os livros da Thalita Rebouças que se tornou a queridinha das adolescentes, uma boa maneira para começar a gostar de ler.”

2 comentários:

  1. É isso mesmo Paty, internet é leitura, mas há muita coisa errada sendo escrita e se é difícil para nós separar o o joio do trigo, imagine quem está começando a ler.

    Os pais sempre foram e serão a base, errados ou não, então é melhor olhar pelo certo.

    A boa leitura nos dá muito, depois nós devolvemos em tudo que fazemos.

    Uma ótima noite, beijo!

    ResponderExcluir
  2. Amei a dica, Paty querida!!

    Sempre gostei muito de ler, desde pequena, e ainda hoje às vezes me vejo pegando um livro infanto-juvenil nas mãos!!

    Beijo carinhoso, saudade!

    ResponderExcluir