segunda-feira, 9 de maio de 2011

Poderia ser diferente?


Ontem à noite a indignação se aflorou dentro de mim ao deparar com a matéria do Fantástico sobre a alimentação nas escolas. Meu Deus! Quanta mediocridade e falta de competência. E quem são os verdadeiros culpados?
Concordo que a culpa é exclusiva do governo, seja ele da esfera federal, estadual ou municipal, porém acredito que poderia ser diferente.
Pensei, refleti e só agora pude compreender com clareza o valor profissional da minha mãe. É! meus queridos amigos, ela foi por longos anos diretora de uma creche no interior de Mato Grosso do Sul e esse descaso com a alimentação das crianças nunca aconteceu por lá. A higienização e o cardápio eram impecáveis, a qualidade estava presente em tudo, tanto que sempre torcia para sobrar comida e assim, eu ganhar a minha “quentinha”, rsrsrsrsrs.
E agora vocês devem estar se perguntando: Então nesta cidadezinha o governo não omitia a sua responsabilidade com a alimentação das crianças?
Claro que não havia tamanho descaso como a denúncia do Fantástico, mas nem sempre o que era destinado para a creche era suficiente para a quantidade de crianças.
Então, minha mãe como gestora, se sentia responsável em arrumar uma solução e foi aí que ela passou a ir aos supermercados, padarias, açougues, papelarias e pedir ajuda para nunca faltar nada. Por incrível que pareça a maioria sempre disse “sim” e contribuíam, seja para atender uma necessidade diária, ou para realizar os eventos nas datas comemorativas que nunca ficaram sem um acontecimento festivo.
Então a minha pergunta é: - Poderia ser diferente?
Poderia sim, se os gestores parassem de culpar o governo e tivessem atitudes em buscar o melhor para as crianças que serão o futuro do nosso país.
É certo isso?
Pode não ser certo, porém toda a humanidade deve praticar responsabilidade social, então porque não mobilizar a comunidade para tal atitude, mostrando a verdadeira situação em que se encontram as escolas e creches. Tenho a plena certeza de que a grande maioria iria sensibilizar para este caso, mas necessita-se urgentemente de pessoas pró-ativas, pois não há como a sociedade adivinhar tamanho descaso com as crianças.
Hoje, não poderia ser diferente, a minha homenagem vai para aquela que me colocou no mundo e sempre me amou incondicionalmente:

Mãe,
Ontem eu passei a enxergar com clareza o seu verdadeiro valor profissional.
Não minto que diversas vezes eu fui incompreensiva com a sua árdua jornada de trabalho, afinal você saía as 6:00h da manhã e só retornava as 18:00h da tarde e eu e meu pai tínhamos que nos virar sem a sua presença.
Você fez muita falta naqueles anos, mas agora compreendo que era preciso, que havia centenas de crianças que dependiam de você, que precisavam às vezes mais do que eu, que necessitavam da sua boa vontade em correr atrás para que nada os faltassem.
Mãe ... É curioso que eu tenha visto a sua grandeza bem no dia das mães, talvez Deus pretendesse me mostrar que você esteve ausente para garantir a felicidade de outros e que naquele momento eu já era feliz.
Hoje me orgulho tanto de você... Orgulho-me em perceber que você tem os melhores valores do mundo, tanto profissionais como pessoais. Agradeço por me ensinar tudo que ensinou e especialmente por ter me tornado uma pessoa pró-ativa como você sempre foi.
Sei que meus valores profissionais foram herdados de você, me entrego com alma e coração para fazer sempre o melhor em qualquer situação e isso eu sei que aprendi com você.
Mamãe eu te amo muito! Parabéns não apenas pelo dia das mães, mas pela sua grandeza como ser humano!

Finalizo aqui desejando uma ótima semana para todos!
Até a próxima!

Um comentário:

  1. Minha linda Paty,

    Também fiquei indignada do mesmo modo que você ao me deparar com uma notícia tão deprimente... Infelizmente, isso ainda é o reflexo do nosso país, tão cheio de falhas e incoerências!!

    Quem sabe um dia isso muda, né linda? Precisamos cumprir o nosso papel e não perder as esperanças jamais!

    Linda homenagem também à sua mãe!!! Só vinda de você, que é demais de especial... Que esse dia tenha sido feliz para ambas!

    Um beijo muito carinhoso, da sua fã!

    ResponderExcluir